Coleção voltada para o desenvolvimento de competências de uma leitura fluente. O processo de aquisição de fluência de leitura passa por algumas etapas conhecidas. Primeiro o aluno aprende a decodificar. Em paralelo, vai adquirindo a capacidade de reconhecimento automático das palavras. A leitura passa, então, a ser facilitada pelo treino, o que permite a aquisição de familiaridade com os conteúdos. As palavras conhecidas são lidas automaticamente, ao passo que as desconhecidas dependem da decodificação.
Assim, o primeiro objetivo do ensino de fluência é evitar erros, pois, dessa forma, o leitor aumenta a velocidade de leitura e interfere menos no entendimento do sentido. O segundo objetivo é aumentar a velocidade. Para isso são usadas diversas técnicas, algumas, inclusive, usadas no ensino da leitura dinâmica. O uso criativo destas pode também associar o conhecimento gramatical, o que ajuda o aluno a avançar mais rapidamente no entendimento do sentido do texto. O terceiro objetivo é aumentar o ritmo e a cadência, para que o aluno evite gaguejar, silabar ou cometer erros durante a leitura.
Conheça mais da Coleção IAB Fluência de leitura, uma coleção completa para auxiliar no desenvolvimento da fluência de leitura.
Para falar com a Central de Atendimento do Instituto Alfa e Beto entre em contato pelo telefone 0800-940-8024 ou pelo e-mail vendas@alfaebeto.org.br. Estamos disponíveis de segunda à sexta-feira de 8h às 17:30h.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade