Para falar com a Central de Atendimento do Instituto Alfa e Beto entre em contato pelo e-mail vendas@alfaebeto.org.br.
Estamos disponíveis de segunda à sexta-feira de 8h às 17:30h.
Telefone 0800-940-8024
Não foi possível adicionar o produto ao carrinho Tente novamente
Obrigado!
Você receberá um e-mail de notificação, assim que esse produto estiver disponível em estoque
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de
Política de Privacidade
ZERO A QUATRO NA PALMA DA MÃO
SOBRE O PRODUTO
Zero a Quatro é um software que organiza o planejamento pedagógico das turmas e da creche como um todo, com base num currículo e proposta pedagógica rigorosos e cientificamente fundamentados.
A QUEM SE DESTINA
Educadores e gestores em creches.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Um roteiro de planejamento de cada dia, simples de preencher e fácil de usar. O espaço para preenchimento de horários e denominações dos “momentos” é flexível para se ajustar às características de cada instituição.
Centenas de fichas de leituras, artesanatos, brincadeiras, músicas, poemas, temas de conversas durante as refeições. Essas fichas contêm atividades relacionadas ao currículo e são específicas para as diferentes faixas etárias indicadas nas mesmas.
Fichas com informações e orientações detalhadas sobre como desenvolver cada atividade e que podem ser acessadas por faixa etária, área do desenvolvimento, tema, assunto ou tamanho da turma. Assim, o educador pode fazer cruzamentos para compor um planejamento de atividades relacionadas.
Quadros para registrar e acompanhar as turmas, o nome das crianças, frequência, desenvolvimento das crianças, acervo e empréstimo de livros, frequência dos pais nas reuniões.
MATERIAIS
Software para ser instalado em Tablets*
Guia de Educação Infantil
Manual do Gestor de Educação Infantil
*O software é instalado em um tablet e pode ser usado off-line. O educador só precisa da conexão com a internet para atualizar os dados e obter relatórios.
PARA SABER MAIS: Clique aqui para agendar uma conversa com nosso especialista.
COLEÇÃO PEQUENOS LEITORES
SOBRE O PRODUTO
A Coleção Pequenos Leitores trata-se de uma coleção com 12 livros ricamente ilustrados que apresentam os objetos e situações do cotidiano e estimulam a interação entre adultos e crianças, fortalecendo os vínculos afetivos e impulsionando o desenvolvimento.
Os livros podem ser utilizados em diferentes contextos: casa, escola, berçário, creches, brinquedotecas e bibliotecas, dentre outros.
A QUEM SE DESTINA
Crianças de 0 a 36 meses.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Todos os livros da coleção foram elaborados para serem manuseados pela criança. Alguns são de capa dura, sem pontas, alguns emborrachados, próprios para crianças dessa idade, que colocam tudo na boca.
Os livros são apresentados em diversos tamanhos, formatos, texturas, cores, técnicas de produção e tipos de ilustração, procurando salientar o que é mais adequado às crianças de cada faixa etária.
Os livros abordam temas que fazem parte do dia a dia da criança e permitem ampliar o vocabulário, conhecimento do mundo e estruturar o pensamento.
Assim, a exploração de tais livros em interação com as crianças possibilita o desenvolvimento da atenção, concentração, memória, vocabulário e linguagem.
MATERIAIS
Os 12 títulos que compõem a Coleção:
Bichos
Eu Sou Assim
Boa Noite
Meu Dia é Assim
Meios de Transporte
Com que Roupa
Cores, Números e Formas
Vamos Brincar?
Uma História Torta
Frutas
Rimarinhas
Cabe Aqui na Minha Mão
PARA SABER MAIS: Clique aqui para agendar uma conversa com nosso especialista.
PRÉ-ESCOLA
SOBRE O PROGRAMA
Como nos demais programas, nosso programa de pré-escola se fundamenta na ciência do desenvolvimento infantil,
na análise das competências necessárias para o desenvolvimento de crianças de 4 e 5 anos, no currículo de diversos países e escolas
de sucesso em várias partes do mundo e cujas propostas de atividade se encontram fundamentadas em evidências científicas robustas.
Trata-se de um programa integrado, baseado na concepção de ensino estruturado, e voltado especificamente para o desenvolvimento das competências
necessárias e suficientes para promover o desenvolvimento da criança e ao mesmo tempo prepará-la para o processo de alfabetização, de acordo com
as recomendações da Ciência do Desenvolvimento Humano e do National Early Reading Panel Report.
O Programa foi desenvolvido para estimular o desenvolvimento infantil de uma maneira lúdica e divertida. Brincar é a forma mais importante que a criança tem para aprender, portanto a
proposta pedagógica do Instituto Alfa e Beto baseia-se no conceito de “aprender brincando e brincar aprendendo”.
A QUEM SE DESTINA
Crianças de 4 e 5 anos.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Materiais para gestores e coordenadores pedagógicos, materiais para a classe, para educadores e crianças.
Currículo rigoroso, implementado de forma lúdica.
Compatível com a BNCC e com a PNA – (Política Nacional de Alfabetização).
Instrumentos específicos para desenvolver habilidades de:
Vocabulário, linguagem e preparação para a alfabetização.
Raciocínio lógico e preparação para a matemática.
Habilidades motoras finas, inclusive caligrafia.
Sensibilidade artística e artes.
Instrumentos de gestão e acompanhamento, controle e avaliação.
O Instituto oferece capacitação para os gestores e professores.
MATERIAIS
Clique aqui para conhecer os materiais do Programa Alfa e Beto da Pré-escola I para crianças de 4 anos.
Clique aqui para conhecer os materiais do Programa Alfa e Beto da Pré-escola II para crianças de 5 anos.
Redes de ensino público e privado: clique aqui para agendar uma conversa com um dos nossos especialistas para saber mais detalhes sobre as condições comerciais e de implantação do programa.
PROGRAMA ALFA E BETO DE ALFABETIZAÇÃO - 1º ANO
SOBRE O PROGRAMA
O currículo e a proposta pedagógica do Programa Alfa e Beto de Alfabetização se baseiam na Ciência Cognitiva da Leitura
e nas evidências sobre os métodos e procedimentos mais eficazes para alfabetizar. A proposta pedagógica do Instituto Alfa e Beto
para a alfabetização tem como base a dualidade “aprender a ler” e “ler para aprender”. O programa possibilita ao aluno desenvolver
as habilidades de consciência fonêmica, princípio alfabético, decodificação e fluência de leitura.
O programa contém materiais específicos para desenvolver a diferentes habilidades – consciência fonêmica, decodificar, caligrafia,
além de habilidades de leitura, compreensão de textos e redação.
A QUEM SE DESTINA
Alunos do 1º ano do ensino fundamental.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
20 anos de implementação e eficácia comprovada em centenas de município e escolas privadas.
Tem como base o método fônico.
Além da alfabetização e fluência de leitura, o programa de Língua Portuguesa proporciona aquisição de habilidades de leitura (decodificação e fluência) compreensão e redação.
Inclui material rico e variado em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, para escolas, classe, professores e alunos.
Oferece Instrumentos de gestão e acompanhamento, controle e avaliação.
O Instituto oferece capacitação para os gestores e professores.
MATERIAIS
Clique aqui para conhecer os materiais do Programa Alfa e Beto de Alfabetização do 01° Ano.
Redes de ensino público e privado: clique aqui para agendar uma conversa com um dos nossos especialistas para saber mais detalhes sobre as condições comerciais e de implantação do programa.
PROGRAMA ALFA E BETO SÉRIES INICIAIS – 2º AO 5º ANO
SOBRE O PROGRAMA
O ensino estruturado ou ensino direto é a estratégia reconhecidamente mais eficaz para promover a
aprendizagem. Todos os programas e materiais do Instituto Alfa e Beto se baseiam nos princípios do ensino estruturado.
O programa se concentra nas três disciplinas centrais do currículo – Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. O programa
de Ciências também constitui importante instrumento para desenvolvimento de hábitos de estudo e ampliação de vocabulário.
O programa de Matemática se inspira na metodologia utilizada em Cingapura. Os professores recebem um compêndio (Matemática
para Pais e Professores) com orientações detalhadas para o ensino de cada tópico e série escolar.
O programa inclui:
Instrumentos de gestão para a Secretaria, escolas e professores
Materiais para professores
Materiais para alunos
Testes bimestrais
Plataforma de acesso ao SIGIAB – Sistema de Informações Gerenciais
Capacitação e Assistência Técnica
A QUEM SE DESTINA
Alunos do 2º ao 5° ano do ensino fundamental.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Os livros para os alunos são concebidos a partir de uma perspectiva única e apropriada aos contextos para os quais foram concebidos. Todas as orientações e informações estão contidas nesses livros.
Os manuais para os professores são elaborados de forma prática e acessível.
Disciplinas centrais – Língua Portuguesa, Matemática e Ciências foram desenvolvidas a partir de métodos e técnicas de ensino comprovadamente eficazes.
O Programa de Língua Portuguesa inclui tratamento específico para o desenvolvimento da fluência de leitura em todas as séries e níveis de ensino.
Materiais para a classe, professores e Secretaria de Educação são reaproveitáveis em anos posteriores, reduzindo significativamente os custos.
MATERIAIS
Clique aqui para conhecer os materiais do Programa Alfa e Beto de 02° Ano ao 05° Ano.
Redes de ensino público e privado: clique aqui para agendar uma conversa com um dos nossos especialistas para saber mais detalhes sobre as condições comerciais e de implantação do programa.
COLEÇÃO DESTRAVA LÍNGUAS
SOBRE O PRODUTO
Vamos brincar de trava-língua?
Para os pequenos, muita risada garantida na coleção de livros Destrava Língua cheia de figuras de linguagem para divertir e aprender.
Vamos ver quem lê melhor? Pai, irmão, mãe, avó, avô. Será que empata? Ou empaca?
Quem já sabe ler vai descobrir como uma palavra puxa a outra, no embalo da mesma letra. Para os craques na leitura, a brincadeira pode ser a pressa.
Falar tudo bem rápido sem ficar no meio do caminho. Dá para ir e voltar, muitas vezes. Treinar e deixar a língua bem afiada.
Vamos lá?
Livros da Coleção Destrava Língua
Aqui há sapato, aqui assa pão: O Tico cata o toco e taca na toca. Enquanto isso, o gato ataca o taco e vira caco. O santo no canto canta o canto santo e o louco coloca o coco no colo. Por pouco o coco não cola no colo do louco! Ainda tem o gato da tia Mia, que mia pra tia todo o dia.
E tem também outro gato, que correu atrás do rato e foi parar no meio do mato.
Gato e rato em quatro atos: Sou um rato famoso, roí a roupa do rei, da Rainha, do Rômulo e também do Remo. Roedor real, roedor nato. Mas corre que lá vem o gato. Artista, malabarista, equilibrista e candidato a cuidar do sindicato. Confusão formada.
Entre o gato e o rato… o rato ou o gato? Desempato, diz o pato. Neste ato, não tem rato nem gato!
A arara rara: Iara é uma arara rara. Quando fala ela dispara. Não para, não cala. Como fala a arara rara! De tanto zombar da capivara, a Iara se meteu em confusão.
Mas a arara não se emenda e continua aprontando com toda a bicharada! E você, sabe de onde vem a arara Iara?
Heitor Leitor: Vamos brincar de trava-língua? Heitor é um menino que não gosta nada de ler. Mas ele é amigo de Lia, uma leitora e tanto! Lia tenta de tudo para transformar Heitor em leitor: livro de aventuras, de histórias; leitura sozinho ou acompanhado.
Quem sabe num sofá fofinho ou numa praia quentinha? Mas nada faz Heitor virar leitor. Até que… Lia descobre o segredo da leitura! Você imagina qual é?
A volta dos três tigres tristes: Vamos brincar de trava-língua? O livro conta a história de três tigres tristes caminham pela trilha de Trieste. Eles estão em busca dos pratos de trigo. No meio do caminho, encontram três patos de Petrópolis e acabam ficando sem trajes. Você pode até achar que conhece esta história, mas aposto que contada desta forma você nunca ouviu – nem leu!
Aqui tem também a história do pato que pia… Mas, pato pia? Não sei, mas sei que só paga o pato quem pia.
Agende uma Consulta
Redes de ensino público e privado: clique aqui para agendar uma conversa com um dos nossos especialistas.
PROGRAMA ALFA E BETO DE REVISÃO DAS SÉRIES INICIAIS
SOBRE O PROGRAMA
O Programa de Revisão tem por objetivo rever de maneira intensiva todos os conteúdos do programa de ensino de cada série escolar.
Os alunos fazem a revisão dos anos anteriores no 1º semestre, seguindo a lógica abaixo:
Alunos do 2º ano – irão rever os conteúdos do 1º ano
Alunos do 3º ano – irão rever os conteúdos do 1º e 2º anos
Alunos do 4º ano – irão rever os conteúdos do 2º e 3º anos
Alunos do 5º ano – irão rever os conteúdos do 3º e 4º anos
Trata-se de um programa intensivo, portanto, é necessário que o professor esteja familiarizado com os programas e materiais que vai
utilizar e entre em sala de aula devidamente preparado, de maneira a utilizar o tempo disponível da melhor maneira possível.
Os Programas de Revisão Séries Iniciais do Instituto Alfa e Beto contemplam as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
Há uma série de livros didáticos e materiais de apoio em cada programa – tanto do aluno como para o professor – com o objetivo de recuperar
a defasagem do aluno e de dar o suporte que os professores precisam.
A QUEM SE DESTINA
Alunos com atraso escolar nas séries iniciais.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Oferece instrumentos para diagnosticar as deficiências das turmas e alunos.
A revisão é baseada num currículo rigoroso, permitindo identificar e preencher as lacunas existentes.
Os materiais foram cuidadosamente selecionados para assegurar a aprendizagem das habilidades previstas no currículo.
Os materiais para professor contêm todas as orientações para implementar o programa, manter o ritmo e dar atenção aos alunos que não estejam acompanhando.
MATERIAIS
Clique aqui para conhecer os materiais do Programa Alfa e Beto de Revisão das Séries Iniciais.
Redes de ensino público e privado: clique aqui para agendar uma conversa com um dos nossos especialistas para saber mais detalhes sobre as condições comerciais e de implantação do programa.
PROGRAMA ALFA E BETO DE REVISÃO DAS SÉRIES FINAIS
SOBRE O PROGRAMA
O Programa se concentra nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Pode ser implementado ao longo de um,
ou de dois anos – dependendo da série e do nível de defasagem/atraso escolar. Ele tem uma estrutura central, mas
pode ser implementado de forma flexível, a partir do diagnóstico da rede e das condições dos alunos e de implementação.
A intervenção é inteiramente baseada em materiais proporcionados pelo Instituto Alfa e Beto – os materiais existentes do
PNLD poderão ser usados eventualmente em caráter complementar. Os programas estão afinados com a BNCC, mas são organizados
de forma rigorosa, estruturada e com foco, estrutura e sequência bem definidos.
Em Língua Portuguesa, os programas incluem o desenvolvimento de habilidades de:
Leitura/Compreensão
Escrita (Redação)
Expressão Oral/fluência de leitura
As habilidades de sintaxe são desenvolvidas nos programas de Leitura e Escrita
Em Matemática, os programas incluem os conteúdos previstos na BNCC:
Números e Operações
Álgebra
Geometria
Grandezas e Medidas
Probabilidade e Estatística
A dinâmica do Programa funciona da seguinte forma:
Alunos do 6º ano fazem revisão do 5º ano no 1º semestre e estudam o conteúdo do 6º ano no 2º semestre – ambos de forma intensiva.
Alunos do 7º ano fazem revisão do 5º ano no 1º semestre e estudam os conteúdos do 6º e 7º ano no 2º semestre – ambos de forma intensiva.
Alunos do 8º e 9º ano fazem a mesma dinâmica e veem o conteúdo dos alunos do 7º ano.
Além do material didático e testes também estão presentes no conteúdo do Programa os livros paradidáticos das disciplinas de Ciências, Geografia, História,
Literatura e Artes. Esses livros fazem parte da Coleção Leituras para o Ensino Fundamental, cujo objetivo é desenvolver a fluência de leitura e o conhecimento
dos temas propostos.
A QUEM SE DESTINA
Alunos com atraso escolar nas séries finais.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Oferece instrumentos para diagnosticar as deficiências das turmas e alunos.
A revisão é baseada num currículo rigoroso, permitindo identificar e preencher as lacunas existentes.
Os materiais foram cuidadosamente selecionados para assegurar a aprendizagem das habilidades previstas no currículo.
Os materiais para professor contêm todas as orientações para implementar o programa, manter o ritmo e dar atenção aos alunos que não estejam acompanhando.
O programa foi atualizado com base em testes diagnósticos realizados em diversos municípios. Com base nesses testes ficou patente a necessidade de começar a revisão de todas as turmas a partir dos conteúdos do 5º ano.
MATERIAIS
Clique aqui para conhecer os materiais do Programa Alfa e Beto de Revisão das Séries Finais.
Redes de ensino público e privado: clique aqui para agendar uma conversa com um dos nossos especialistas para saber mais detalhes sobre as condições comerciais e de implantação do programa.
PROGRAMA ALFA E BETO DE DESENVOLVIMENTO DE FLUÊNCIA DE LEITURA
SOBRE O PRODUTO
O Programa Alfa e Beto de Fluência de Leitura é o único programa sistemático existente no Brasil voltado para o desenvolvimento
de competências de leitura fluente. Esse ensino se inicia no 1º ano do Ensino Fundamental, junto com o ensino da decodificação,
e se estende aos anos posteriores.
A QUEM SE DESTINA
Alunos do Ensino Fundamental I.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
As propostas de desenvolvimento de fluência de leitura podem ser aplicadas como parte integrante do Programa de Língua Portuguesa,
ou como estratégia independente. Alguns materiais podem ser usados também nas séries finais do Ensino Fundamental e em turmas de contraturno.
O processo de aquisição de fluência de leitura passa por algumas etapas conhecidas. Primeiro o aluno aprende a decodificar. Em paralelo, vai
adquirindo a capacidade de reconhecimento automático das palavras. A leitura passa, então, a ser facilitada pelo treino, o que permite a aquisição
de familiaridade com os conteúdos. As palavras conhecidas são lidas automaticamente, ao passo que as desconhecidas dependem da decodificação.
Assim, o primeiro objetivo do ensino de fluência é evitar erros, pois, dessa forma, o leitor aumenta a velocidade de leitura e interfere menos no
entendimento do sentido. O segundo objetivo é aumentar a velocidade. Para isso são usadas diversas técnicas, algumas, inclusive, usadas no ensino
da leitura dinâmica. O uso criativo destas pode também associar o conhecimento gramatical, o que ajuda o aluno a avançar mais rapidamente no entendimento
do sentido do texto. O terceiro objetivo é aumentar o ritmo e a cadência, para que o aluno evite gaguejar, silabar ou cometer erros durante a leitura.
MATERIAIS
Clique aqui para conhecer os materiais do Programa Alfa e Beto de Revisão das Séries Finais.
Redes de ensino público e privado: clique aqui para agendar uma conversa com um dos nossos especialistas para saber mais detalhes sobre as condições comerciais e de implantação do programa.
COLEÇÃO LEITURAS PARADIDÁTICOS
SOBRE O PRODUTO
A Coleção Leituras para o Ensino Fundamental I é composta por 100 livros paradidáticos voltados para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Com a Coleção, as crianças irão desenvolver a fluência de leitura e aprofundar os conhecimentos em Artes, Ciências, Geografia,
História e Literatura de uma maneira muito divertida. São 20 livros de cada disciplina que abordam os aspectos centrais da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Fazendo o uso dos livros da Coleção, espera-se que a criança consiga ler pelo menos 130 palavras por minuto ao final do 5º ano do Ensino Fundamental.
Conheça as disciplinas da Coleção Leituras
Apresenta aos alunos as diferentes expressões artísticas: “Pintura”, “Teatro”, “Dança” e “Artesanato”.
Ciências. Para formar pequenos cientistas: “Materiais”, “Seres Vivos”, “Terra e Universo” e “Construções e Invencionices”.
São quatro temas para entender e cuidar do mundo: “Pessoas e Lugares”, “Representações Espaciais”, “Mundo do Trabalho” e “Cuidando do Planeta”.
História. Os alunos irão aprender sobre os principais acontecimentos históricos do Brasil e do mundo: “Invenções”, “As cidades têm história”, “Registros e Marcas” e “Personalidades”.
As crianças irão descobrir as grandes histórias literárias de uma maneira moderna e divertida: “Bíblia”; “Heróis e Vilões”; “Mitos”; e “Contos de Fada”.
Além disso, os livros são graduados e categorizados de acordo com o nível de leitura do aluno.
Conheça os 5 níveis de leitura
Lendo Junto: desenvolvido para crianças recém-alfabetizadas. É ideal para iniciar o hábito de leitura e criar laços entre pais e filhos.
Espera-se que a criança leia de 60 a 80 palavras por minuto.
Lendo em voz alta: nesta fase a criança lê para seus pais e amigos, espera-se que a criança consiga ler de 80 a 90 palavras por minuto.
Começando a ler sozinho – aqui o hábito de leitura já está foi criado e o aluno deverá ler de 90 a 110 palavras por minuto.
Lendo sozinho: nesta fase a criança já lê de tudo sozinha e precisa cada vez mais ser motivada para avançar na leitura. Espera-se a leitura de 110 a 130 palavras por minuto.
Lendo tudo: o aluno virou um leitor voraz e conhece seus gostos de leitura. A criança deverá ler de 130 a 140 palavras por minuto.
Agende uma Consulta
Redes de ensino público e privado: clique aqui para agendar uma conversa com um dos nossos especialistas.