A Coleção Leituras para o Ensino Fundamental I – Geografia é composta por 20 livros paradidáticos voltados para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (até 5º ano).
Os livros abordam, de maneira divertida e descontraída, os aspectos centrais da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Com uma linguagem clara, simples e bem-humorada, os livros foram elaborados para as crianças desenvolverem a fluência de leitura e aprofundarem os conhecimentos em Geografia e seus grandes temas: Pessoas e Espaços; Mundo do Trabalho; Representações Espaciais; e Cuidando do Planeta.
Compre agora e receba em casa. Entregamos em todo Brasil.
– Onde está?: Babi e seu irmão acordaram, mas não queriam levantar da cama. Então, inventaram uma brincadeira chamada “Onde está?”. Nessa brincadeira Babi faz perguntas e seu irmão responde onde se localiza o objeto que Babi falou. Assim, eles descobrem que o sapato está embaixo da mesinha, a mala está em cima do armário e a caneca amarela está entre a vermelha e a branca. No final, a grande surpresa: e o bolo, onde estará? Só lendo para saber!
– Miniatura do meu lugar: Zeca, Zilu e Zoé querem construir uma maquete do quarteirão em que moram. Eles querem fotografar tudo para reproduzir corretamente as construções. Eles registram as casas vizinhas, a padaria, a praça, a farmácia e até o prédio da vovó. E em meio a essa diversão, podemos descobrir um pouco mais sobre o nosso próprio quarteirão!
– Mania de mapa: a pequena Jojô é apaixonada por sorvete. Ela conhece todas as sorveterias da cidade e guarda na cabeça o caminho de todas elas. Mas Jojô quebrou o pé e precisa da ajuda da tia para comprar sorvete. Foi aí que a menina teve uma ideia: desenhar um mapa das sorveterias do bairro! E foi assim que Jojô descobriu que, além de sorvete, ela também gostava muito de mapas. Neste livro ela mostra ao leitor tudo o que aprendeu sobre o fantástico mundo da cartografia!
– Aventura no mar: Vô Tuninho é o comandante de um grande navio e vai levar seus netos, Ana e Paulo, para conhecer Portugal. Mas, em meio à imensidão azul do Oceano Atlântico, as crianças quiseram saber como o avô fazia para não se perder. Tuninho aproveita para explicar sobre os instrumentos que os navegadores usavam desde muito tempo atrás, passando pela localização das estrelas, o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos mapas, as técnicas cartográficas até chegar ao GPS, que hoje está até nos aparelhos celulares!
– O mapa da fazenda: pela primeira vez Marcelo ia visitar a fazenda de seus avós. Mas no caminho houve um imprevisto. Teresa, sua mãe, havia levado um mapa muito antigo e eles não conseguiam achar a estrada que chegava à fazenda. Tudo no caminho estava diferente do mapa. Tudo que existia ao redor da fazenda havia mudado. Mas, por que os mapas ficam desatualizados? Neste livro, assim como Marcelo, o leitor vai descobrir a importância dos satélites e dos mapas para atualizar as informações sobre qualquer lugar do planeta!
– Os tipos de casas: cada casa é de um jeito. Você sabe por quê? Porque cada casa é para um jeito de viver! Este livro mostra ao leitor os diferentes tipos de moradia – iglu, oca, tenda, chalé, pau a pique, pedra e tijolo. Com diferentes características, todas elas servem para abrigar e acolher seus moradores.
– Trabalho na colônia de férias: as aulas acabaram! Mas para que a colônia de férias seja divertida é preciso contar com a ajuda do Seu Joel, o motorista que leva as crianças até a colônia; da Silvia, a monitora cheia de brincadeiras; da Dona Rosa, a agricultora que prepara a refeição; do operário, que fabricou os laticínios do lanche; e até do vendedor, que vende tudo o que sai das fábricas. Neste livro, o leitor vai conhecer muitas profissões diferentes enquanto se diverte na colônia de férias!
– Transformando a natureza: Téo é um menino curioso. Ele gosta de saber de onde as coisas vêm. Téo quer saber a origem da comida que ele come, da roupa que ele usa e de todas as coisas da casa. Neste livro, junto de seus irmãos – Tom e Tatá – ele investiga de onde vem o pão, o café, o vestido da vovó, a cadeira de balanço e até os esmaltes de unha. Com tantas perguntas, ele identifica a matéria-prima de muitas coisas que fazem parte do cotidiano dele – e do seu também!
– Entre o campo e a cidade: no banco de trás do carro do Vô Zeca, Tici viaja da cidade grande para a fazenda de sua família. Junto da prima Fafá, Tici aprende sobre os trabalhos do campo e da cidade. Com a ajuda do avô ela investiga como a agricultura e a pecuária mudaram desde as primeiras comunidades nômades até a revolução industrial. Ela entende por que a modernização do campo levou muitas famílias para os centros urbanos, como aquele em que Tici mora com seus pais.
– A tecnologia e os trabalhos do passado e do presente: hoje convivemos com várias tecnologias com as quais nossos pais ou avós nem sonhavam. Há celulares que são chamados inteligentes, televisões com acesso à internet, carros com aparelhos que indicam qual caminho seguir. A tecnologia mudou, e a nossa forma de trabalhar, também. Este livro aborda, de uma forma acessível e divertida, o impacto de tantos avanços tecnológicos no mundo do trabalho.
– Os meus lugares: as meninas Anita, Bela e Ceci querem muito mostrar para o leitor os lugares de que mais gostam. Em casa, Anita gosta de ficar em seu quarto brincando com seu irmão. No caminho da escola, Bela gosta de encontrar a carrocinha de pipoca e sentir aquele cheirinho bem gostoso. Já Ceci gosta muito de ir com a avó à plantação, onde ela aprende sobre plantar e colher. E você, quais os lugares que você mais gosta? E o que você mais gosta de fazer?
– Os lugares da cidade: Tico é um cachorro viajante. Junto da vovó, Tico vai de navio até a cidade de Teca, que mora na praia. De lá, pega um ônibus para visitar Tici, que mora em uma cidade de montanha. Depois, embarca em um avião que o leva à casa de Teló, que mora na cidade grande. Ao fim de sua viagem, Tico descobre que cada cidade tem um tamanho e um jeito diferente – e todas são cheias de lugares interessantes para se conhecer!
– Vida de cidade, vida de interior: André é um menino como muitos outros meninos de 8 anos. Ele vive em uma cidade grande, cheia de prédios, comércio e trânsito. A cidade tem problemas, como o lixo na rua e as enchentes. Nas férias, André sempre visita seu primo, Francisco, que também tem 8 anos. Ele vive em um sítio cheio de árvores, pássaros e vacas. Mas tem um problema: é muito longe da escola. Ao comparar as rotinas de André e Francisco, o leitor vai perceber que as pessoas da cidade vivem de maneira distinta das que moram no interior.
– Os poderes de governo (e os nossos também): Joaquim discute política com o Vô Lucas e Vó Dete. Quem manda e quem obedece? Qual é a função do governo? O que fazem Deputados, Senadores, Vereadores, Prefeitos, Governadores e Presidente. Para que servem instituições como o Supremo Tribunal Federal, ou o Ministério Público. Como escolhemos nossos representantes?
– Colcha de retalhos: Diana arregalou os olhos quando viu a professora escrever no quadro o tema da aula seguinte: “Como se formou a população brasileira – e quais são as suas diferenças”. Ela nunca tinha parado para pensar como pessoas nascidas em um mesmo país podem ser tão diferentes… afinal, não somos todos brasileiros? Mas logo Diana e seus amigos começaram a entender que as pessoas que vivem no Brasil têm costumes, traços físicos, tons de pele e histórias que refletem a origem de cada um: os diferentes povos que formaram o país ao longo dos anos. Conforme a aula de Diana avança, ela percebe que a nação brasileira é uma grande e diversa colcha de retalhos.
– Com que roupa vai a Val?: neste livro os alunos irão aprender sobre os diferentes climas com a Val. A menina Val precisa da ajuda do leitor para escolher as melhores peças de roupa para cada clima. Será que você consegue descobrir com que roupa vai a Val?
– Carlota em: de onde vem a água que bebemos?: de onde vem a água que mata a sede da gente? É o que Carlota quer muito saber! O pai ajuda a buscar as respostas: a água vem dos rios, mas ela não vem pronta para beber. Ela precisa ser filtrada e tratada antes de descer pelas torneiras. Mas e as águas dos rios, de onde vêm? Da água da chuva, que, antes de ser chuva, era vapor. Carlota, então, entende que água nunca deixa de existir, ela só se transforma!
– Tudo se transforma: e o tema da aula de artes da turma da Teca é o… lixo. Lixo?! Mas o que o lixo tem a ver com arte? A professora lembrou que os alunos fazem lindas atividades com materiais reciclados, como caixas de leite e garrafas de plástico. Mas as crianças logo aprenderam que não é só na aula de artes que é importante reutilizar materiais descartáveis. Reduzir o consumo de produtos embalados e garantir a coleta seletiva que favorece a reciclagem também é obrigação de todos.
– Como as paisagens mudam?: Paulo e sua turma deixaram a escola na cidade grande para fazer uma excursão rumo ao interior. O destino era uma cidade pequena, cheia de verde, trilhas, rios e pássaros. Durante o passeio as crianças aprendem sobre o relevo, a vegetação e o clima, e observam os efeitos bons e ruins da ação do homem e da própria natureza. Eles entendem, também que, para conseguir certas coisas, é preciso alterar a paisagem: o segredo está em encontrar um equilíbrio, para promover o progresso sem prejudicar o ambiente.
– Livro água limpa, água suja: o que você faz quando acorda? Vai até o banheiro para escovar os dentes e lavar o rosto? E o que acontece quando você abre a torneira da pia? Sai água? E quando você dá descarga? A água desce? Mas como a água apareceu lá? E para onde ela vai? A água passa por muitos caminhos até chegar às casas e por tantos outros caminhos depois que desce pelo ralo.
Para falar com a Central de Atendimento do Instituto Alfa e Beto entre em contato pelo e-mail vendas@alfaebeto.org.br. Estamos disponíveis de segunda à sexta-feira de 8h às 17:30h. Telefone 0800-940-8024
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade